Tomar aspirina de regularmente pode prevenir os problemas hepáticos sofridos por milhões de pessoas devido ao abuso do álcool, ao uso de certas drogas e às doenças derivadas ligadas com a obesidade, mostram estudo divulgado nesta semana.
“Muitos agentes como as drogas e o álcool podem lecionar o fígado. Encontramos maneiras de bloquear uma via central responsável pelo dano hepático”, disseWajahat Mehal, chefe do estudo na Universidade de Yale.
“Nossa estratégia é usar aspirina diariamente para prevenir lesões ao fígado, mas, se estas ocorrerem, também usar antagonistas TLR (um tipo de molécula que bloqueia os receptores que ativam a inflamação) para tratá-lo”, explica.
Um estudo, publicado no Journal of Clinical Investigation, foi realizado com camundongos.
Mehal explicou que as drogas que ocasionam danos ao fígado, e fazem com que os usuários não as usem por essa razão, poderão ser usadas emc conjunto com aspirina.
“Isso oferece a possibilidade de reduzir em muito a dor e o sofrimento de pacientes com danos hepáticos, usando um enfoque novo e prático”, ressaltou Mehal, professor associado da Divisão de Doenças Digestivas e do Departamento de Imunobiológica da Escola de Medicina de Yale.
Os benefícios quanto a prevenção da aspirina no combate às enfermidades cardio vasculares e certos tipos de câncer já foram estudados e documentados. Porem a aspirina tem vários efeitos colaterais e algumas pessoas não tem os receptores adequados.

