
Ginecomastia é o crescimento excessivo da mama nos homens, geralmente por excesso do tecido mamário  em decorrência de descontrole hormonal ou acúmulo de gordura. Caso você  sinta sensibilidade nos seios e perceba que está ficando “bicudo” procure imediatamente um endocrinologista ou Mastologista. É normal um adolescente desenvolver a ginecomastia, usuários de esteróides anabolizantes, entre outros casos específicos. Todos devem ficar espertos.
Tratamento:
O Tratamento para combater a Ginecomastia pode ser feito pelo uso do tamoxifeno, que age como um antiestrógeno, e a dosagem varia de 10-40mg dia durante 3(três) a 6(seis)  meses. Apesar de sua eficácia, só é usado em um desconforto psicológico  ou dor importante. O outro método é a cirurgia que é feita a retirada  do tecido mamário e logo em seguida o paciente é encaminhado a um tratamento hormonal.
A ginecomastia é uma doença que está ligada completamente ao nosso ciclo hormonal  algumas das possíveis causas da  doença é: AIDS e outras doenças  crônicas, doença crônica no fígado, doença crônica nos rins, defeitos no  receptor de andrógenos, diminuição na produção de testosterona,  elevação no estrogênio sérico e até medicamentos incluindo hormônios. Medicamentos causam 10-20% dos casos de ginecomastia em adultos.

